Please reload

Posts Recentes

Feijão é saudável e emagrece!

11/02/2017

1/8
Please reload

Destaques

Óleo de coco, puro veneno!

10/9/2018

 

Nos últimos dias, uma palestra realizada pela especialista em saúde pública viralizou na internet, contra o uso do óleo de coco. Karin Michels é professora da Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, nos EUA e diretora do Instituto de Prevenção e Epidemiologia de Tumores da Universidade de Friburgo, na Alemanha.

 

Karin afirma que o óleo de coco é puro veneno, e também comentou sobre outros erros nutricionais. “O óleo de coco é um dos piores alimentos que você pode comer, devido a quantidade de gordura saturadas presentes neste óleo. O óleo de coco é tão perigoso quanto a banha de porco, pode aumentar o LDL (mau colesterol), aumentando o risco de entupimento das artérias coronárias e ataque cardíaco” afirma a especialista.

 

As gorduras boas para nosso coração, são as gorduras insaturadas, presentes dos peixes, nozes, sementes, óleos vegetais, abacate, entre outros.

 

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO), em 2015, já haviam se posicionado frontalmente contra a utilização terapêutica do óleo de coco com a finalidade de emagrecimento, considerando tal conduta não ter evidências científicas de eficácia e apresentar potenciais riscos para a saúde.

 

A SBEM e a ABESO também não recomenda o uso regular de óleo de coco como óleo de cozinha, devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e pró-inflamatórias. O uso de óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas (como soja, oliva, canola e linhaça) com moderação, é preferível para redução de risco cardiovascular.

 

Contudo, no mundo que vivemos hoje, mundo cheio de ‘blogueiros cientistas’, “terroristas nutricionais” e ‘pseudo médicos’, todos opinaram como quiseram e assim seguiram divulgando erroneamente benefícios do óleo de coco.

 

Lamentável que tantas pessoas leigas tenham sido enganadas e ter sua saúde prejudicadas por esta conduta.

 

Passados quase três anos, cientistas de Harvard corroboram na mesma direção do posicionamento feito pela Sociedade. 

 

http://www.endocrino.org.br/polemica-do-oleo-de-coco/

https://www.youtube.com/watch?v=Mnc_aoN7lM

Compartilhar no Facebook
Please reload

©2017 por Nutricionista Daniela Vieira. Criado por BOHO Comunicação

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon