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Tenho que contar calorias para emagrecer?

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Bom, já que o assunto é calorias, podemos começar falando sobre o que são calorias, você sabe? Caloria é a energia produzido e armazenada no nosso organismo quando ingerimos algum alimento. Nós precisamos da energia dos alimentos para todas as nossas atividades diárias, desde as nossas funções vitais como respiração, batimento cardíaco, digestão como para a prática de atividade física. Todos os alimentos possuem calorias, alguns mais outros menos, dependendo de qual grupo alimentar ele pertence.

  • Cada grama de gordura produz 9 calorias

  • Cada grama de carboidratos produz 4 calorias

  • Cada grama de proteína também produz 4 calorias

  • E cada grama de álcool produz 7 calorias.

 

Em dietas de emagrecimento pode ser feito um cálculo para ter uma estimativa do gasto de energia de um indivíduo, a partir das suas informações pessoais (peso, altura, sexo, idade...) e a partir disto saber quantas calorias devem ser consumidas para que esta pessoa consiga emagrecer.

 

  • Qualidade: Não basta contar calorias para emagrecer, o nosso corpo precisa de nutrientes importantes que encontramos em alimentos saudáveis como vitaminas, minerais e fibras.

 

  • Harmonia: É importante combinar alimentos de grupos diferentes nas refeições, por exemplo combinar no café da manhã um carboidrato (pão, tapioca, biscoitos...) com uma proteína (ovo, queijo, leite, iogurte), nas quantidades ideais para que você emagreça.

 

  • Saciedade: Alguns alimentos saciam mais, como os alimentos ricos em fibras, pães integrais, arroz integrais, os vegetais, as leguminosas como feijão entre outros.Para emagrecer busque consumir estes alimentos que saciam mais com menos quantidade de calorias, assim você estará consumindo poucas calorias e não ficará com fome.

 

  • Consciência alimentar: Entenda as necessidades do seu corpo, saiba quando você está com fome ou quando é apenas uma vontade de comer, se for fome coma, se for vontade, lembre-se que vontade dá e passa.

 

  • Reeducação alimentar: Cultive uma reeducação alimentar, aprendendo de verdade o que seu corpo precisa, respeite suas necessidades, esporadicamente você também pode ser permitir comer um alimento não saudável e calórico, claro que em menor quantidade e frequência.

 

E por último lembre-se sempre, não é uma folha de alface que irá te emagrecer, nem uma fatia de pizza que vai te engordar, seu emagrecimento dependerá do conjunto de atitudes ao longo dos dias, das semanas, dos meses.

 

Com amor e energia!

 

 

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©2017 por Nutricionista Daniela Vieira. Criado por BOHO Comunicação

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