Please reload

Posts Recentes

Feijão é saudável e emagrece!

11/02/2017

1/8
Please reload

Destaques

Conheça os benefícios do Ômega 3 para sua saúde!

12/1/2018

 

Esta matéria é para você que cuida da sua saúde, e que busca sempre manter o organismo em bom funcionamento, saiba que o Ômega 3 não pode faltar na sua lista, seja através do consumo de alimentos e ou suplementos.

As gorduras são classificadas em três tipos: saturadas, monoinsaturadas e poli-insaturadas. O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que possui diversos benefícios para a saúde, entre eles podemos citar:

Saúde do coração: O ômega 3 regula a atividade das plaquetas sanguíneas, evitando coágulos de sangue, que podem levar a um AVC ou infarto, e além disso, reduz os níveis de triglicerídeos.

Reduz o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom colesterol (HDL): Quando o LDL está aumentado há um maior risco dele se depositar nas artérias e provocar um entupimento dos mesmas, promovendo as doenças cardiovasculares como hipertensão, infarto entre outras.

Saúde dos olhos: O ômega 3 está presente na retina, portanto quando consumimos boas quantidades de ômega 3 podemos prevenir a degeneração da mácula, que é uma parte da retina responsável pela percepção dos detalhes.

Combate à depressão: A depressão pode estar relacionada a baixos níveis de ômega 3, que acarretam em diminuição do número de neurotransmissores, receptores e suas funções. Boas doses de Ômega 3 melhoram a fluidez das membranas que envolvem as células nervosas e aumentam a produção de neurotransmissores como serotonina e dopamina, que melhoram o humor e bem estar.

Anti-inflamatório: Por ter ação anti-inflamatória, o ômega 3 age bloqueando enzimas que provocam processos inflamatórios. Importante ressaltar que nestes casos ele será um coadjuvante no tratamento, e não deve substituir outros medicamentos utilizados.

A quantidade recomendada de Omega 3 pode variar de acordo com cada pessoa e sua condição de saúde, mas alguns especialistas defendem a dose de 1g a 3g ao dia.

Os alimentos ricos em Omega 3 são os peixes de águas frias como: arenque, sardinha, salmão, bacalhau, linguado e outros. Algumas sementes como chia e linhaça também são boas fontes de Omega 3, assim como os óleos de soja e canola.

 

Lembrando que o consumo de Omega 3 deve estar associado a uma alimentação saudável.

 

 

Compartilhar no Facebook
Please reload

©2017 por Nutricionista Daniela Vieira. Criado por BOHO Comunicação

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon