Saiba como combater os efeitos colaterais na quimioterapia


Irei falar de um assunto doloroso, mas de extrema importância, talvez você ou alguém que você conheça esteja em tratamento contra o câncer e realizando quimioterapia, e como sabemos, a quimioterapia pode provocar efeitos colaterais indesejáveis como náuseas, vômitos, diarréia, intestino preso, alteração do paladar, perda de apetite, boca seca, feridas na boca, dor e/ou dificuldade para engolir, mas a nutrição pode ajudar e muito, combatendo estes efeitos.


Um potente aliado neste processo é o gengibre, que segundo pesquisas é capaz de aliviar os enjôos. Além de fácil acesso e baixo custo o gengibre pode ser adicionado em sopas, sucos, saladas, chás e até mesmo na água.


Cada pessoa pode ter um tipo de reação adversa e também estas reações podem ir mudando ao longo do tratamento, seguem abaixo algumas orientações para cada situação específica:

  • Pessoas que estão se submetendo a um ciclo de quimioterapia devem evitar comer fora de casa, principalmente alimentos crus, por causa do risco de contaminação. O organismo já está debilitado, então não é interessante arriscar;

  • Beba bastante líquido;

  • Para o sintoma de boca seca, devem-se colocar mais molhos e caldos nas refeições, isso ajuda e muito na mastigação;

  • Outra recomendação para boca seca é incluir alimentos ácidos e cítricos, que estimulam a salivação. Uma bala de hortelã já ajuda.

  • Quem sofre com feridas na boca, machucados e alta sensibilidade, deve evitar choques térmicos (alimentos muito quentes ou muito frios). E neste caso, evitar alimentos cítricos e ácidos.

Receita de creme de abóbora com gengibre


Ingredientes: 1 litro de água, 1 kg de abóbora japonesa sem casca picada, 1 gengibre pequeno picado (60g), 1 colher (sopa) de óleo, 1 dente de alho picado, 1 cebola média picada, 2 colheres (sopa) de requeijão, sal e cheiro-verde a gosto.


Modo de preparo: Cozinhe a abóbora com o gengibre e o sal por 20 minutos. Bata no liquidificador. Em uma panela, refogue o alho e a cebola, acrescente o creme de abóbora e refogue por mais 15 minutos. Acrescente o requeijão e deixe apurar por 10 minutos. Sirva com cheiro-verde picado


Rendimento: 8 porções.


Valor calórico por porção: 217 kcal.


Indicações: Náuseas e vômitos, boca seca, dor para engolir e alteração no paladar.

Destaques

Posts Recentes

©2017 por Nutricionista Daniela Vieira. Criado por BOHO Comunicação

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon