Dormir bem ajuda a emagrecer!


Sou nutricionista e ajudo pessoas a emagrecer de maneira saudável, sem modismo, nem radicalismo e vou explicar para você porque dormir bem pode te ajudar no emagrecimento.


Primeiro faça esta pergunta para você: Como está o meu sono? Tenho dormido bem? Peço que você avalie sua qualidade de sono, porque sono e nutrição têm tudo a ver. Dormir mal pode interferir nas suas escolhas alimentares, que por conseqüência também interferem na qualidade e duração do seu sono.


O sono adequado é aquele onde não há sonolência ao longo do dia e nem disfunção durante o sono. A maioria dos adultos dorme em média de 7 a 8 horas por dia. Um estudo publicado na revista Appetite concluiu que as pessoas que dormiam 8 horas por dia apresentaram uma dieta nutricionalmente equilibrada e variada, já quem dormia pouco apresentou uma dieta desequilibrada, e como conseqüência, o ganho de peso.


Outro estudo demonstrou que o alto consumo de alimentos ricos em gorduras está associado com o aumento da sonolência diurna, portanto consumir gorduras em excesso te deixa com sono e sem disposição física para realizar suas atividades diárias, incluindo atividades físicas, logo gera ganho de peso.


E não pára por aí, a deficiência de vitaminas do complexo B e minerais podem perturbar o sono, por reduzir a secreção da melatonina, um hormônio secretado especialmente à noite, que influencia a regulação do sono.


Quem dorme mal está mais propenso a consumir alimentos mais calóricos e reduzir o consumo de legumes e frutas, além de consumir alimentos do tipo fast-food com mais freqüência do que aqueles que dormem mais.


O sono é associado positivamente a comportamento saudáveis, incluindo a alimentação.


Agora que você já sabe o quanto o sono pode te ajudar a ser saudável e a emagrecer, fique de olho na qualidade do seu sono, crie estratégias para dormir bem, esta pode ser a chave que faltava para o sucesso do seu emagrecimento!


Fonte: Peuhkuri K, Sihvola N, Korpela R. Diet promotes sleep duration and quality. Nutr Res. 2012;32(5):309-19. Grandner MA, Jackson N, Gerstner JR, Knutson KL. Dietary nutrients associated with short and long sleep duration. Data from a nationally representative sample. Appetite. 2013;64:71-80.

Destaques

Posts Recentes