A polêmica do óleo de coco

O uso do óleo de coco para o emagrecimento, tem sido considerado, mas a dúvida é, o óleo de coco realmente emagrece? Para deixar claro este assunto, resolvi publicar o Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO) sobre o uso do óleo de coco para perda de peso que diz assim:

• Considerando que muitos nutricionistas e médicos estão prescrevendo óleo de coco para pacientes que querem emagrecer, alegando sua eficácia para tal propósito;

• Considerando que não há qualquer evidência nem mecanismo fisiológico de que o óleo de coco leve à perda de peso;

• Considerando que o uso do óleo de coco pode ser deletério para os pacientes devido à sua elevada concentração de ácidos graxos saturados, como ácido láurico e mirístico;

A SBEM e a ABESO posicionam-se frontalmente contra a utilização terapêutica do óleo de coco com a finalidade de emagrecimento, considerando tal conduta não ter evidências científicas de eficácia e apresentar potenciais riscos para a saúde.

A SBEM e a ABESO também não recomendam o uso regular de óleo de coco como óleo de cozinha, devido ao seu alto teor de gorduras saturadas e pró-inflamatórias. O uso de óleos vegetais com maior teor de gorduras insaturadas (como soja, oliva, canola e linhaça) com moderação, é preferível para redução de risco cardiovascular.

Dr. Alexandre Hohl.

Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia

Dra. Cintia Cercato

Presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica

Referência: http://www.endocrino.org.br/polemica-do-oleo-de-coco/

Sem mais, agradeço a atenção e leitura. Abraços e até a próxima matéria!

Destaques