Porque engordamos no inverno?


Com a chegada do inverno e as baixas temperaturas temos uma vontade incontrolável de ficar embaixo das cobertas, vendo filme e lógico, sempre mastigando alguma coisa. Quem nunca passou por isto?


Sentimos verdadeiramente mais fome no inverno, e há uma explicação metabólica para isto, é que no inverno a temperatura corporal cai e nosso metabolismo precisa trabalhar mais para manter a temperatura corporal na faixa dos 36˚, com isso gastamos mais calorias, logo sentimos mais fome.


Os alimentos ricos em carboidratos (pães, massas, doces) são os mais pedidos neste momento, pois tem função energética, e é capaz de “matar a fome” rapidamente.


O que precisamos entender é que este gasto calórico do metabolismo é pequeno em relação ao nosso consumo de alimentos e na maioria das vezes não consegue compensar, aí engordamos.


E foi pensando nisto que trouxe alguns truques para você conseguir manter seu peso no inverno, ou até mesmo emagrecer.

  • Aposte nas proteínas, uma refeição com proteínas (carnes, queijos, ovos...) sacia mais do que uma refeição que contenha apenas carboidratos;

  • Realize sempre os lanches intermediários com frutas e chás quentes, isso diminuirá a fome das refeições principais;

  • Mastigue bem os alimentos e coma devagar, isto ajudará na saciedade;

  • Como ninguém é de ferro, desfrute com prazer e moderação as delícias do inverno, lembrando sempre de comer sem gula e sem culpa.

Destaques

Posts Recentes