Não basta comer certo, precisa ser na hora certa!


Já sabemos da importância dos alimentos saudáveis para nossa saúde, mas o momento em que comemos parece ser tão importante quanto o que comemos, e a explicação para isto vem de um estudo pulicado recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS), realizado pelo Instituto Weizmann de Ciência, Israel, e Instituto Max Planck de Biologia, Alemanha.


Temos em nosso organismo usinas de energia que chamamos de mitocôndrias, e estas usinas de energia são reguladas pelo relógio biológico a queimar mais calorias em determinados momentos do nosso dia.


Comer e dormir em desacordo com o nosso relógio biológico pode aumentar o risco de desenvolver diabetes, obesidade e síndrome metabólica.


Nosso relógio biológico controla tudo em nosso corpo: sono, atividade, alimentação e metabolismo.


É como um calendário, o corpo vai se preparando para cada momento, momento de dormir, de comer e de praticar atividades físicas e assim consegue fazer suas funções com mais eficiência.


Sabendo disso, podemos otimizar o metabolismo, usando o relógio biológico a nosso favor.

  • Manter horários regulares para dormir ajuda e muito a manter um peso saudável, e consequentemente a saúde em dia;

  • Procure fazer suas refeições em horários semelhantes todos os dias e evite “beliscar” nos intervalos entre as refeições;

  • Faça de 4 a 6 refeições por dia, e evite “pular’’ as refeições”.

Com estes cuidados simples criamos uma rotina de vida mais saudável e que promoverá qualidade de vida ao longo dos anos.

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©2017 por Nutricionista Daniela Vieira. Criado por BOHO Comunicação

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