Please reload

Posts Recentes

Feijão é saudável e emagrece!

11/02/2017

1/8
Please reload

Destaques

Intolerância a lactose: Descubra se você tem!

6/1/2017

 

Intolerância a lactose, quem já ouviu falar deste assunto? Talvez você seja intolerante e nem saiba ou conheça alguém que tenha esta alteração, o fato é que cada vez mais pessoas apresentam este distúrbio.

 

Muitas vezes sentimos dor abdominal, desconforto ou até mesmo episódios de constipação, diarreia e gases, mas não fazemos a associação com os alimentos consumidos. Mas atenção saiba que, tais sintomas se percebidos em um espaço de tempo menor que duas horas após o consumo de leite e derivados pode ser intolerância a lactose, por isto, é importante investigar.

 

Atendi recentemente um garoto com constipação há 2 anos, os médicos estavam tratando com laxantes este menino, sem saber a causa, após atendimento e exame realizado, descobrimos a intolerância a lactose, feita as devidas alterações e exclusões de leite e derivados da alimentação, o problema foi solucionado, um resultado de sucesso!

 

A intolerância a lactose é caracterizada pela deficiência ou ausência da enzima lactase, produzida no intestino delgado, que tem por função quebrar a lactose (açúcar do leite), quando a quebra da lactose não acontece, esta chega ao intestino grosso inalterada, resultando em gases, além de diarreia e cólicas.

 

O diagnóstico pode ser feito através do teste de intolerância a lactose onde o paciente recebe uma dose em jejum de lactose e, após algumas horas são colhidas amostras de sangue para avaliar o nível de glicose na corrente sanguínea.

 

Se diagnosticada a intolerância, deve-se excluir da alimentação leite e derivados (queijos, iogurtes, manteiga...), ou podem ser utilizados os suplementos da enzima lactase, que deve ser ingerido junto com os laticínios, desta forma é possível consumir estes alimentos, sem causar desconfortos e malefícios à saúde.

 

Sempre é importante lembrar que excluir da alimentação leite e derivados pode gerar deficiência de cálcio, um mineral fundamental para saúde óssea, e por isto é muito importante à organização da dieta por um nutricionista, que saberá substituir por outros alimentos e/ou suplementos para suprir esta necessidade.

Compartilhar no Facebook
Please reload

©2017 por Nutricionista Daniela Vieira. Criado por BOHO Comunicação

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White YouTube Icon