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Como estão seus níveis de HDL?

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Olá, tudo bem? Hoje a pergunta é para você! Como estão seus níveis de HDL? Se não faz os exames de sangue regularmente, não saberá me responder, porém cuidar da saúde é essencial para prevenir diversas doenças, e um dos exames que devem ser solicitados é o HDL.

 

Todo mundo já ouviu falar em HDL, ou colesterol bom, como é popularmente chamado, pois somos bombardeados com informações de todo tipo e muitas vezes não sabemos como digerir estas informações, por isso vamos descomplicar o assunto.

 

O HDL é uma lipoproteína de alta densidade (high density lipoprotein) que é responsável por transportar colesterol. Atua retirando gordura do sangue, como um faxineiro dos nossos vasos sanguíneos. Quando os níveis de HDL estão baixos temos um risco maior de acumular gordura e esta tende a se fixar nas paredes dos vasos sanguíneos formando placas, e a isso chamamos de aterosclerose.

 

Como estas placas de gordura ocupam espaço nos nossos vasos sanguíneos, temos uma obstrução do fluxo sanguíneo e redução no fornecimento de oxigênio e nutrientes aos tecidos do nosso corpo, e se os vasos acometidos forem artérias do coração podemos ter então o infarto, quando os vasos do cérebro são acometidos podemos ter então um acidente vascular cerebral, o famoso AVC.

 

Para nos proteger destas doenças cardiovasculares irei fornecer as seguintes dicas que aumentam o HDL, vamos lá!

  • Pratique exercício físico regulamente: A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda no mínimo 150 minutos de intensidade moderada de atividade física aeróbica por semana;

  • Perder peso: claro esta dica é para pessoas que estejam acima do peso;

  • Parar de fumar: parar de fumar aumenta os níveis de HDL em 10%;

  • Ingerir moderadamente bebidas alcoólicas: Exemplo uma taça de 120 ml de vinho tinto seco ao dia;

  • Reduzir o consumo de gorduras saturadas e trans.

Viu, como é fácil?! Nosso corpo é um templo sagrado, por isso devemos cuidar e respeitar as necessidades básicas vitais: dormir bem, alimentar-se adequadamente, ter uma boa ingestão de água entre outros são cuidados mínimos para ter qualidade de vida! 

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©2017 por Nutricionista Daniela Vieira. Criado por BOHO Comunicação

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