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Alimentação no verão: cuidados com a pele!

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Os dias quentes do verão são propícios para ficar na praia ou na piscina por horas, mas não podemos esquecer que a exposição aos raios solares UVB gera produção de radicais livres, que promovem envelhecimento precoce da pele, queimaduras, manchas e câncer de pele, então além do protetor solar, podemos adotar um cardápio saudável, rico em antioxidantes que ajudarão a neutralizar os malefícios destes radicais. Segue uma lista de antioxidantes com os alimentos que contém para te ajudar nesta tarefa: cuidar da sua pele através da alimentação saudável!

  • Antocianinas – presente nas frutas e vegetais roxos como: alface roxa, amora, açaí, ameixa vermelha, berinjela, cebola roxa, cereja, framboesa, goiaba, jabuticaba, morango e repolho roxo;

  • Betacaroteno – presentes em legumes e frutas amarelo-alaranjados como abóbora, beterraba, cenoura, damasco e melão;

  • Bioflavonóides – encontrado nas frutas cítricas, nozes e uvas escuras.

  • Catequinas – encontradas no chá verde;

  • Cisteína e glutationa – contém nas carnes brancas, atum, lentilhas, feijões, sementes, cebolas e alho;

  • Isoflavona – presentes nas sementes de linhaça;

  • Licopeno - Goiaba, melancia e tomate;

  • Vitamina C - acerola, brócolis, couve, espinafre, kiwi, laranja, limão e morango.

  • Vitamina E – presente no arroz integral, amêndoa, amendoim, castanha-do-pará, gema de ovo, gérmen de trigo, milho e óleos vegetais;

  • Ômega 3 – presentes no atum, cavalinha, salmão, sardinha, semente de chia e de linhaça;

  • Resveratrol - Cacau, uva roxa e vinho tinto;

  • Selênio - Aveia, amêndoa, castanha-do-pará, fígado, frutos do mar, nozes, peixes, sementes de girassol e trigo integral;

  • Zinco - Aves, carnes, cereais integrais, feijões, frutos do mar, leite e nozes.

 

A partir destes alimentos é possível manter uma alimentação rica em antioxidantes. Vale lembrar que além destes antioxidantes que citei existem outros e outros alimentos também, mas que o mais importante é estarmos sempre atento ao tipo de alimento que colocamos para dentro do nosso organismo, pois sabemos que nosso corpo não deve ser visto como uma lata de lixo e sim como um templo sagrado, por isso cuide dele, é o único que você tem!

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©2017 por Nutricionista Daniela Vieira. Criado por BOHO Comunicação

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